Trabalhos Premiados e Selecionados

“Eficácia da Papaína em diferentes concentrações associada aos Ácidos Graxos Essenciais na cicatrização de feridas”
Maria Cristina Chiapinotto

Premiação recebida:
VIII Congresso Iberolatinoamericano de Ulceras y Heridas – Cidade de Mérida-Youcatán, México

Trabalho selecionado para:
Mostra Nacional de Atenção Básica, março de 2014 (Brasília/DF)
Mostra Regional de Saúde – Macrorregião Vales, setembro de 2014 (Lajeado/RS)
Congresso Brasileiro de Enfermagem, outubro de 2014 (Belém/PA)

“Melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso dos usuários hipertensos e/ ou diabéticos da USF de São Bento, Amélia Rodrigues/ BA”
Juliana Invenção Gomes

Premiação recebida:
Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmarcher” 2013
Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS

Trabalho selecionado para:
IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família
IV Congresso Sul-Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade
Trabalho Finalista da Mostra Competitiva da 14ª EXPOEPI

“Avaliação da Saúde das Crianças indígenas da Atenção Básica do Polo Ponta Natal, DSEI Manaus – Manicoré/AM”
Luíza Poubel 

Premiação recebida:
Menção Honrosa – Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, em Brasília/Novembro de 2014

Trabalho selecionado para:
14ª ExpoEpi, Brasília de 28 a 31 de outubro 2014

“Melhoria do programa de prevenção do câncer de colo uterino e mama na UBS Décio Vignoli das Neves, Rio Grande/RS”
Sâmia Ammar

Trabalho selecionado para:
VIII Congresso Franco Brasileiro de Oncologia,  09 a 11 de outubro, Rio de Janeiro

“Melhoria do Processo de Assistência ao Pré-Natal e Puerpério na ESF Parque Pinheiro de Santa Maria/RS”
Denise de Oliveira Vedootto – Turma 4

Trabalho selecionado para:
Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia – 2ª etapa

IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Atenção a Saúde do idoso da ESF 4 Unidade Básica Santa Cecília – Hospital de Clínicas de Porto Alegre”
Implantação da Ação Programática Saúde do Idoso na UBS/ESF4. Porto Alegre é a capital com o maior número de idosos e longevidade. Na área adscrita temos uma população de 40422 pessoas, destes 20% são idosos (IBGE,2010). Esse dado justifica a implantação da Ação Programática. Gostaria de poder mostrar os resultados alcançados. Esse trabalho é resultado da Especialização oferecida pela Faculdade Aberta do SUS através da UFPEL. O Primeiro frm do Semana do Idoso e a implantação na ESF 3.
Silvete Maria Brandão Schneider, Turma 3 – 
Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Organização da atenção aos hipertensos e diabéticos na USF Verde Horizonte: gestão do cuidado e reorientação do processo de trabalho.”
Trata-se da implantação de um programa de atenção aos hipertensos e diabéticos na USF, na perspectiva de ação programática e cuidado continuado. Foi realizado um mutirão de Hiperdia, para que todos os hipertensos e diabéticos da área adscrita fossem atendidos. Houve cadastramento no Hiperdia, triagem, consultas médicas e de enfermagem, e atividades educativas. De cada paciente obtivemos uma ficha-espelho, instrumento que nos permite fazer o planejamento e programação das ações subsequentes.
Ana Carine Ferreira de Araújo, Turma 1 – Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Saúde Bucal da Gestante: intervenção realizada na Estratégia Saúde da Família 3 no município de Sobradinho-RS”
Esta intervenção visava qualificar a atenção à saúde bucal das gestantes no ESF3.As gestantes que faziam o pré-natal na unidade no período de fev-mai/2012 participaram do projeto e, neste tempo, foram desenvolvidas atividades educativas com promoção de saúde bucal (vídeos, folders, aula expositiva) e atendimento clínico odontológico individual. O resultado foi ótimo, pois melhorou a higiene bucal e a percepção delas com sua saúde e da sua família. Desta forma,tornou-se rotina esta atividade.
Grasieli Zucheto, Turma 1 – Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Qualificação do pré-natal”
Atenção ao Pré-natal em Unidade Estratégia Saúde da Família na Zonal rural, dificuldades, desafios e melhoria da qualidade da assistência.
Mônica Flavieli Francischeti Ramos, Turma 3 – Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família


Niviane Genz, enfermeira, Turma 3 – 
Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Uso da papaína, AGE e curativo oclusivo associados no tratamento de úlcera por pressão a domicílio”
Relato de experiência da enfermeira de uma Equipe de ESF do município de Lagoa Bonita do Sul, região central do estado do Rio Grande do sul, sobre o acompanhamento e tratamento realizado totalmente a nível domiciliar em um paciente acamado, portador de úlcera por pressão na região sacrococcígea, com diagnóstico médico de Esclerose Múltipla onde a lesão foi tratada com Papaína e AGE, com resultado extremamente satisfatório sem nenhuma intercorrência.
Maria Cristina Chiapinotto, da Turma 1 – 
Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Melhoria da Atenção aos adultos portadores de Diabetes Melittus e Hipertensão Arterial Sistêmica em Município do Amazonas.”
A demonstração da importância da melhoria no atendimento a estes agravos – Diabetes e Hipertensão, promoveram maior adesão e atenção aos cuidados com a saúde aos usuários da ESF 20 em uma unidade Básica de município do amazonas.
Beatriz Pause 
Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Melhoria da Atenção à Saúde Bucal na USF Alto do Capitão, Recife-PE”
A organização da demanda em saúde bucal representa, muitas vezes, um ponto de conflito e tensão entre trabalhadores, gestão e população, frente ao grande desafio que representa sua operacionalização. Assim, relata-se o processo de organização do excesso de demanda em saúde bucal numa USF de Recife-PE, processo esse centrado no fortalecimento do acolhimento das demandas espontâneas e na implantação de fichas de registros voltadas a grupos prioritários para ordenar a demanda programada.
Ive da Silva Monteiro, Turma 1 – Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Qualificação da atenção odontológica a usuários com deficiência mental”
Considerando o grande número de pessoas com deficiência mental e a dificuldade de atendimento odontológico aos mesmos, verificou-se a necessidade de implantação de um programa preventivo educativo, através da integração cirurgião dentista–paciente–família. Assim, buscou-se qualificar a atenção odontológica a Pessoas com Deficiência Mental através das atividades educativas na UBSF e em domicílio e atendimento clínico. Houve melhora no acesso e atenção, resultando em melhores condições de saúde.
Lisandra dos Passos Pereira, da Turma 1 – Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

 “Atenção em Saúde Bucal no Pré-natal da USF Parque Esperança I E II, Belford Roxo, RJ”
A incorporação das ações de Saúde Bucal pelas Equipes da Família vem modificando o modelo de organização e práticas historicamente desenvolvidas apenas entre quatro paredes do consultório odontológico. Um projeto de intervenção pelo UNASUS/UFPEL foi desenvolvido na USF Parque Esperança, em Belford Roxo, RJ, com o objetivo de melhorar a atenção em Saúde Bucal das gestantes. Ao final da intervenção, os resultados foram positivos e as ações implementadas foram incorporadas à rotina da unidade.
Gabriela Silva dos Santos, Turma 3 – 
Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Atenção Odontológica: Intervenção na assistência pré-natal e puerperal da UBS Santa Terezinha, São Lourenço do Sul, RS”
Este trabalho foi desenvolvido na ESF de São Lourenço do Sul-RS, onde trabalho como cirurgiã-dentista, e resultou no trabalho de conclusão de curso da Especialização em Saúde da Família UNASUS-UFPel. A idéia de realização deste trabalho surgiu a partir do momento em que se analisou o processo de trabalho da unidade, e se percebeu que a atenção ao grupo de gestantes não era adequada. Logo teve como objetivo inserir a atenção odontológica no pré-natal da unidade e resgatar o grupo de gestantes.
Natielle Schneid, Turma 2 – Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“Análise situacional em uma Unidade Básica de Saúde, município de Mucajaí-RR”
“Analise situacional em uma Unidade Básica de Saúde para diagnóstico de problemas de estrutura, ambiência e ações programáticas visando a melhoria da qualidade da assistência aos usuários.” – Os profissionais de enfermagem e odontologia bolsista pelo PROVAB e residência de pós graduação em ESF, realizaram análise situacional na UBS Edite Cardoso, município de Mucajaí-RR, com o intuito de contribuir para melhoria da qualidade dos serviços e saúde prestado à população de forma integral de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Os resultados obtidos foram encaminhados ao gestor da UBS e da SEMSA para programar implementações necessárias ao serviço. 
Neila Teixeira de Macedo, Turma 3 – Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família

“O devir do orientador no ensino à distância ESF UNASUS/UFPel: potencializando construções e vínculos”
Elisângela Sousa Ramos e Lavínia Boaventura Silva – Orientadoras
Relato Apresentado na IV Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família