Conheça o Curso
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) teve grande expansão na última década passando de 3.000 para 32.000 equipes em atividade. Apesar de alcançar cerca de 95% dos municípios brasileiros e 50% da população, menos de 5% dos profissionais tem especialização em saúde da família, o que diminui a efetividade da ESF. Na busca de sanar esta deficiência e qualificar o desempenho da estratégia, surgiu a proposta do Ministério da Saúde de promover a especialização em saúde da família em larga escala, através da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Esta proposta remete para a conveniência da utilização das novas tecnologias de informação e comunicação que embasam a educação à distância (EAD). O foco sistêmico e holístico da especialização busca resolver o desafio de ser ao mesmo tempo em larga escala e personalizada, superando o patamar da transmissão de informação para ser um curso de formação, capaz de estimular não apenas a boa prática da saúde da família, mas também a incorporação da estratégia como filosofia e visão de mundo.
Há 30 anos, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) através do Departamento de Medicina Social (DMS) da Faculdade de Medicina vem se destacando por sua excelência na área de Atenção Primária à Saúde (APS), no âmbito da formação profissional, da produção de conhecimento e da assistência à população. Neste contexto, em parceria com as Faculdades de Enfermagem e Odontologia da UFPel, o DMS lança a Especialização em Saúde da Família, através de Educação à Distância. Este curso é financiado pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES). Leia mais no Projeto Pedagógico
Objetivo
O curso objetiva capacitar profissionais de saúde da família do SUS promovendo o aprimoramento da gestão e da organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e a participação social.
Metodologia
O curso será oferecido na modalidade de EaD, permitindo aos inscritos o investimento na formação profissional sem afastamento da cidade-domicílio e do serviço. O curso proporcionará um contexto de diálogo, interatividade e comunicação intragrupal. O aluno será estimulado a construir o conhecimento a partir de sua realidade e dos desafios de sua equipe de trabalho, focando problemas de grande relevância para a saúde da população sob sua responsabilidade e para o desenvolvimento institucional da equipe de Saúde da Família. Este processo pedagógico se potencializa com a estratégia do Curso de formação centrada nas equipes de saúde e não apenas em indivíduos.
Público-alvo
Médicos, enfermeiros e dentistas inseridos na Estratégia de Saúde da Família, priorizando os municípios da metade sul do Rio Grande do Sul.
Duração do curso: 14 meses
Carga Horária Total: 360 horas
Carga Horária Semanal: 6 horas
Inscrições: Documentação Exigida