Uzzip Erazo é natural de Honduras, cidade de Choluteca, e está alocado há dois anos em Boa Vista, Roraima.
Conta que a expectativa da experiência no Brasil gerou muitas dúvidas, principalmente sobre como iria trabalhar em outra língua e em regiões muito pobres do Brasil. Quando chegou e começou a trabalhar, perto da fronteira com a Venezuela, percebeu que a comunicação com as pessoas da comunidade atendida não seria tão difícil, em função da proximidade fronteiriça com o espanhol falado no lado venezuelano.
Uzzip relata que foi muito bem acolhido pela população, que estava há dois anos sem médicos. Inicialmente, chegava a atender cerca de 30 pessoas em um período de quatro horas. Aos poucos, conseguiu organizar a agenda e trabalhar com maior eficiência. A demanda espontânea ainda é grande, segundo ele, mas já consegue perceber os resultados da organização que foi realizada na Unidade Básica. A falta de medicamentos também foi um problema grave no início do trabalho de Uzzip.
Explica que, inicialmente, enfrentou uma série de dificuldades com o acesso à internet. Após cerca de quatro meses, “brigando para ter internet em casa (não havia internet no posto)”, conseguiu regularizar as atividades do curso. Uzzip demonstra ter gostado bastante do Curso de Especialização da UFPel: “foi bom porque nos deu as ferramentas (a base) para desenvolver nosso trabalho – como fazer uma Análise Situacional, uma Análise Estratégica e uma Intervenção”.
Não hesita em dizer que gosta muito do Brasil e da população brasileira. Ele relata que o povo de Roraima é muito diverso: “nunca vamos aprender o português, pois falam como roraimenses, paulistas, maranhenses... muitos sotaques e expressões diferentes”, brinca. Uzzip está bastante envolvido no trabalho junto à UBS, mas tem conseguido aproveitar um pouco em atividades de lazer nos finais de semana.
2015-07-21T19:04:17+00:00
http://unasus.ufpel.edu.br/site/?testimonial=o-curso-nos-deu-as-ferramentas-a-base-para-desenvolver-nosso-trabalho