Marla Mayara da Silva Nascimento é uma das médicas brasileiras que está atuando no Sistema Único de Saúde (SUS) vinculada ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). No Curso de Especialização da UFPel, defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Qualificação dos indicadores em saúde do Programa de Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama da UBS do Ipiranga”.
Marla está alocada na cidade de José de Freitas, estado do Piauí, estado do qual é natural.
Ela acredita que o Mais Médicos é um programa que só traz benefícios para a saúde do Brasil. Conta que foi bastante criticada por colegas ao se inscrever no programa. Alguns, inclusive, mencionavam um suposto boicote para que ela não participasse. Marla lembra que o edital para do programa abriu primeiro para os brasileiros e que os médicos estrangeiros vêm para prover atendimento em cidades e áreas desprovidas de profissionais médicos. Sobre a postura de alguns profissionais com relação ao programa, ela comenta: “eu não quero fazer, mas não quero que outro faça”.
Mara relata que seu interesse pelo Programa se deve, principalmente, à humanização na saúde. Para ela, é uma realização pessoal trabalhar com o acolhimento à população e procurar sempre atender a população da melhor forma possível. Contudo, Marla relata uma série de dificuldades que vem enfrentando, tanto em termos de estrutura como de apoio (aspectos administrativos).
Ela nunca havia feito um curso a distância, mas gostou muito do sistema de orientação online da Especialização da UFPel pela proximidade da interação com sua orientadora, ao longo do curso, proporcionada pelo espaço Diálogo Orientador/Especializando (DOE). Além disso: “não é um curso frio, como achava que poderia ser um curso a distância, pelo contrário, tive toda a atenção e acompanhamento que precisei para realizar as tarefas”, enfatiza.
2015-07-21T19:13:35+00:00
http://unasus.ufpel.edu.br/site/?testimonial=tive-toda-a-atencao-e-acompanhamento-que-precisei-para-realizar-as-tarefas