Ocorre durante todo o dia de hoje (20/11/2015), na cidade de Teresina, Piauí, a Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Estão sendo defendidos os TCC dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no estado do Piauí. Os trabalhos tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Teresina, este mês, serão 36 defesas.
O Curso ESF-EaD da UFPel habilita seus estudantes a realizarem uma análise sistematizada da situação da UBS em que estão alocados, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e melhora da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas defesas públicas de TCC.
Na solenidade de abertura das defesas de Teresina, compuseram a mesa a Coordenadora do Curso, Anaclaudia Gastal Fassa, a Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa, Bernardo Eustaquio, representante da OPAS no Piauí, João Vitor Silva Barbosa, representante do PMMB no estado do Piauí, Dorcas Lamounier, Prof.ª da Universidade Federal do Piauí e tutora do Mais Médicos no estado, e Edvani Braga, Coordenadora dos programas de provimento do Ministério da Saúde no Piauí.
Anaclaudia Fassa, Coordenadora do Curso, saudou os presentes, autoridades e estudantes do curso, e celebrou o grande número de defesas realizadas ao longo do ano de 2015 (mais de 1500 trabalhos defendidos neste ano) pela UFPel. Anaclaudia ressaltou o impacto das intervenções nas comunidades atendidas e a qualidade dos TCC defendidos pelos profissionais do Programa Mais Médicos. O PMMB, segundo ela, representa uma das mais importantes políticas de provimento de estado e a UFPel, neste contexto, tem realizado um importante papel!
Bernardo Eustaquio, representante a OPAS, agradeceu à equipe da UFPel e lembrou as dificuldades enfrentadas pelos médicos cooperados e o grande empenho dos mesmos para chegar até aqui, concluindo o curso de especialização da UFPel.
Bernardo Eustaquio, representante da OPAS no estado do Piauí
João Vitor, em nome do PMMB no Piauí, destacou que o TCC da especialização da UFPel não é um mero trabalho acadêmico, mas um importante movimento de aprimoramento do serviço de atenção à população. João Vitor solicitou que a proposta de intervenção seja disseminada entre equipes de saúde, unidades básicas e municípios do Piauí. Encerrou parabenizando a todos os médicos que defenderão ao longo do dia.
Dorcas Lamounier, professora da UFPI e tutora do PMMB no estado, agradeceu a parceria dos médicos do PMMB e a assistência que vem sendo prestada por eles à população do Piauí. A Prof.ª Dorcas destacou a proposta do Curso da UFPel, lembrando ser uma via de mão dupla, trabalhando com intensidade ensino e serviço, paralelamente.
Elizabeth Fassa agradeceu a recepção acolhedora de sempre, viabilizada pela Prof.ª Lis Cardoso Marinho, à equipe da UFPel em Teresina. Elizabeth deu testemunho da satisfação da equipe da UFPel em trabalhar junto aos estados do norte e nordeste do país, mesmo com todas dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso e pela equipe da UFPel para chegar a certificação dos profissionais contratados pelos programas do Ministério da Saúde. Sua fala teve tom de comemoração por tudo o que vem sendo alcançado pelo Curso e pelas novas possibilidades de ação que vêm sendo alavancadas pelo Departamento de Medicina Social da UFPel, contribuindo para o provimento e a melhora da qualidade da saúde pública no país.
Elizabeth Fassa, Coordenadora Pedagógico do Curso
Anaclaudia mencionou com entusiasmo, ao encerrar a mesa de abertura, o estreitamento das parcerias entre todas as instituições e agentes envolvidos nos programas de provimento do MS em todo o país: universidades, gestores estaduais e municipais, OPAS, equipes de saúde, comunidades e médicos ligados ao programa.
Todas as Defesas de TCC da UFPel são transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso: http://unasus.ufpel.edu.br/ e no Facebook.
Texto e fotos: Rafael Fonseca de Castro