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Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) bate a marca de 600 mil matrículas

São seis anos de história disponibilizando ofertas educacionais gratuitas. O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), comemora, nesse mês de outubro, mais de 600 mil matrículas em seus, atualmente, 142 cursos sobre as mais diversas temáticas.

Criado em 2010 pelo Ministério da Saúde, o Sistema UNA-SUS oferta qualificação e educação permanente dos profissionais de saúde em todo o Brasil. Já são 214 turmas de especialização, das quais 153 são vinculadas a programas de provimento como o Mais Médicos e o PROVAB. Destas, 151 ofertas tiveram como enfoque a Estratégia Saúde da Família, totalizando cerca de 20 mil profissionais com título de especialista. Tais ofertas proporcionaram que o Sistema UNA-SUS crescesse exponencialmente.

O Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos, explica que a marca de 600 mil matrículas representa uma enorme conquista social para a especialização em saúde. “Teremos profissionais melhor capacitados para atender às necessidades de saúde da população. Demonstra também, o poder de penetração e difusão da educação à distância, consolidando-a como uma modalidade de ensino reconhecida e valorizada por aquele que dela mais necessita: o estudante-trabalhador em saúde”, comemora.

Os cursos ofertados pela UNA-SUS não são escolhidos a esmo. As ofertas sempre acompanham as necessidades da população e trazem as especificidades de cada público, além de buscar soluções para os problemas de saúde pública.

Não por acaso, o curso de maior adesão, nestes seis anos, foi o Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica, com 40.545 matrículas, seguido do Manejo Clínico de Chikungunya, com 32.499 matriculados. Duas enfermidades pouco conhecidas – e que até então não haviam sido registradas no país – ganharam força por meio de um vetor há muito conhecido, também responsável pela disseminação da dengue: o aedes aegypti.

No auge do verão, enquanto as respostas científicas para o tratamento e a concepção de vacinas não chegavam, era preciso pensar em ações de impacto imediato. Em poucos meses, o lançamento desses cursos online propiciaram a qualificação dos profissionais para o melhor atendimento à população.

Abordagem atual e prática

A enfermeira Marisa Dias, de Campo Grande (MS), foi uma das alunas do curso sobre Zica. “Aprofundei muito os meus conhecimentos sobre a doença com o curso e ainda apliquei as informações adquiridas na minha prática como professora e orientadora de graduação, residência multiprofissional e mestrado”, conta.

Os cursos ofertados pelo Sistema UNA-SUS também acompanham as políticas públicas que estão em implementação no país, buscando disseminar o conhecimento sobre temáticas mais sensíveis para promover a atenção integral ao usuário do SUS. É o caso dos cursos sobre a Política de Saúde para a população Negra e Política de Saúde LGBT, que além de discutirem as políticas em questão, trabalham questões relativas ao preconceito e às especificidades de cada população.

O aluno do 4º semestre de medicina, Vinicius Santos, de São João del-Rei (MG), já participou dos cursos Política Nacional de Saúde LGBT e Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. Para o futuro médico, os temas discutidos nos cursos são um rico complemento ao conteúdo trabalhado na universidade, permitindo uma reflexão sobre relações humanas e não apenas as questões essencialmente biomédicas. “As ofertas trazem a relação médico-paciente para o debate, permitindo que sejamos capazes de desenvolver uma visão mais integral do paciente, algo que sentimos falta na universidade”, pontua.

Desde o ano passado, algumas mudanças vêm sendo feitas para melhorar a oferta de cursos, e ampliar o acesso. “Os alunos de graduação de diversas universidades públicas passaram a ter acesso integral a maior parte dos cursos disponibilizados pela UNA-SUS. Algumas instituições de ensino superior do Sistema UNA-SUS estão preparando a oferta de oportunidades educacionais voltadas também para os alunos de graduação da área da saúde de forma que possam ser aproveitados em até 20% da carga horária total do curso”, explica o Secretário Executivo da UNA-SUS, Francisco Campos.

Conteúdo disponível para pesquisas

Todo o conteúdo produzido para os cursos da rede UNA-SUS – como ebooks, áudios, vídeos, jogos e aplicativos – está disponível no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). O ARES é considerado hoje o maior acervo em saúde da América Latina, reunindo mais de 5.700 recursos educacionais de livre acesso e reutilização.

Os conteúdos produzidos pelas instituições de ensino que compõem a Rede UNA-SUS versam sobre temáticas diferenciada. O assunto com maior número de recursos publicado foi Atenção Primária / Saúde da Família, com 3.783 recursos; seguido de Educação em Saúde, com 978 e Promoção em Saúde, com 785.

Entre os recursos disponibilizados no acervo, os projetos de intervenção frutos dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos das especializações da Rede UNA-SUS possuem atualmente uma coleção específica para seu armazenamento. Ao total, já são mais de 2.400 TCC’s catalogados.

Além da característica de ser multimídia, o acervo também possibilita o acesso a conteúdos de alguns cursos por completo, sem necessidade de matrícula.

Certificação e base de dados

O aluno que participa dos cursos do UNA-SUS recebe certificado de acordo com o perfil de público de cada capacitação. Para os alunos de especialização, são expedidos certificados por algumas das melhores universidades brasileiras e reconhecidos pelo MEC. Os títulos de mestrado profissional são reconhecidos pelo MEC como título de pós-graduação stricto sensu.

Também existem cursos de aperfeiçoamento e os cursos de curta duração, que podem ser considerados como cursos de extensão ou cursos livres de qualificação profissional e reconhecidos por muitos empregadores para fins de progressão laboral.

Todos os dados dos cursos e suas ofertas estão registrados na Plataforma Arouca, um banco de dados nacional que contém ainda o registro histórico dos profissionais de saúde do SUS, seus certificados educacionais. Por meio dessa ferramenta o profissional o futuro aluno e aluno poderá visualizar os cursos ofertados, filtrados conforme a profissão, o interesse e a região.

Os cursos em oferta também podem ser acessados pelo link.

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“Mesmo sendo Educação a Distância (…)”, explica, não podia acreditar o quão próxima estava sua realidade com o que era realizado durante o Curso…

Maria Andrea Guadalupe é uruguaia e está atuando no Sistema Único de Saúde (SUS) vinculada ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). No Curso de Especialização da UFPel, defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Melhoria na saúde da criança de 0 a 72 meses na USF Dr. Vicente Pias, Rio Grande/RS”.

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2015-07-21T18:32:08+00:00
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Maria Andrea Guadalupe é uruguaia e está atuando no Sistema Único de Saúde (SUS) vinculada ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). No Curso de Especialização da UFPel, defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Melhoria na saúde da criança de 0 a 72 meses na USF Dr. Vicente Pias, Rio Grande/RS”.

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http://unasus.ufpel.edu.br/site/?testimonial=mesmo-sendo-educacao-a-distancia-explica-nao-podia-acreditar-o-quao-proxima-estava-sua-realidade-com-o-que-era-realizado-durante-o-curso
maria

“Se o PMMB não exigisse o curso, talvez não teria o contato que tenho hoje com a comunidade”

Maria Vaulian é brasileira, formada em Cuba. Trabalhou cerca de dois anos e meio na Venezuela. Está atuando, agora, no Brasil, em Boa Vista, Roraima, vinculada ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Sobre o Programa Mais Médicos, Maria relata que sempre teve como objetivo trabalhar na atenção básica. Tinha o sonho de trabalhar

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2015-07-21T18:54:25+00:00
maria
Maria Vaulian é brasileira, formada em Cuba. Trabalhou cerca de dois anos e meio na Venezuela. Está atuando, agora, no Brasil, em Boa Vista, Roraima, vinculada ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Sobre o Programa Mais Médicos, Maria relata que sempre teve como objetivo trabalhar na atenção básica. Tinha o sonho de trabalhar

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http://unasus.ufpel.edu.br/site/?testimonial=se-o-pmmb-nao-exigisse-o-curso-talvez-nao-teria-o-contato-que-tenho-hoje-com-a-comunidade
olivia

“Às vezes, a estrutura não é adequada, mas, com esforço é possível superar isso”

Olivia é cubana e está no Brasil desde 2013, atuando no município de Barras, Piauí. Relata orgulhosa dos sistemas de saúde e educacional de seu país, que não se vê uma criança descalça ou com roupas velhas nas ruas de Cuba. Vive no Brasil em uma região muito tranquila, onde está sendo tratada como membro

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2015-07-21T19:17:11+00:00
olivia
Olivia é cubana e está no Brasil desde 2013, atuando no município de Barras, Piauí. Relata orgulhosa dos sistemas de saúde e educacional de seu país, que não se vê uma criança descalça ou com roupas velhas nas ruas de Cuba. Vive no Brasil em uma região muito tranquila, onde está sendo tratada como membro

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http://unasus.ufpel.edu.br/site/?testimonial=as-vezes-a-estrutura-nao-e-adequada-mas-com-esforco-e-possivel-superar-isso
antonio

“O tempo que eu levo de barco, doentes também levam sendo transferidos para cidades onde possam receber melhor atendimento”

Antonio Miguel Giusmeli é cubano e está alocado no município de Santo Antônio de Sá, interior do estado do Amazonas. Viajou por 28 horas de barco, ininterruptamente, pelo Rio Alto Solimões, até chegar a Manaus para defender seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Veio acompanhado pelo colega e amigo Antonio Triana, também Cubano e

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2015-07-21T19:01:09+00:00
antonio
Antonio Miguel Giusmeli é cubano e está alocado no município de Santo Antônio de Sá, interior do estado do Amazonas. Viajou por 28 horas de barco, ininterruptamente, pelo Rio Alto Solimões, até chegar a Manaus para defender seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Veio acompanhado pelo colega e amigo Antonio Triana, também Cubano e

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lucas

“Vou ser a pessoa que saiu ou a pessoa que ficou ao lado dessas pessoas?”

Lucas é brasileiro, nascido em Parintins, estado do Amazonas, formado pela Universidade do Estado do Amazonas. Foi alocado em UBS na cidade de Manaus. Segundo ele, a proposta foi: “você quer trabalhar onde ninguém mais quer?”. Entrou no Programa Mais Médicos pela indicação de um amigo, sendo uma oportunidade de estar na capital e se

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2015-07-21T18:50:37+00:00
lucas
Lucas é brasileiro, nascido em Parintins, estado do Amazonas, formado pela Universidade do Estado do Amazonas. Foi alocado em UBS na cidade de Manaus. Segundo ele, a proposta foi: “você quer trabalhar onde ninguém mais quer?”. Entrou no Programa Mais Médicos pela indicação de um amigo, sendo uma oportunidade de estar na capital e se

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