Ocorreu, neste domingo, dia 28/06/2015, na cidade de Teresina-PI, a abertura da Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Nesta oportunidade, estão sendo apresentados TCC dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Teresina, estão sendo apresentadas 53 defesas. Somadas às defesas ocorridas em Natal e às que ocorrerão em Manaus, serão mais de 200 trabalhos defendidos. As Defesas em Manaus/AM ocorrerão dias 01 e 02 de julho e, em Pelotas/RS, dias 09 e 10 de julho.
Na solenidade de abertura das defesas de Teresina, compuseram a mesa a Coordenadora do Curso de Especialização da UFPel, Anaclaudia Gastal Fassa, o Diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, e representando a Secretaria Estadual de Saúde, Herlon Guimarães, a Coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, Idvani Braga, a Gerente da Atenção Básica do Estado do Pauí, Dília Sávia de Souza Falcão, a Apoiadora do MEC para o Programa Mais Médicos no Piauí, Eliana Mendes Mesquita, e João Victor da Silva Barboza, representante do Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos no Piauí.
Anaclaudia destacou o grande número de defesas em Teresina nesta sessão e o momento histórico que marca o ingresso de profissionais, tanto brasileiros quanto estrangeiros, no Programa Mais Médicos, ampliando o acesso da população à Atenção Primária à Saúde (APS), especialmente aquelas alocadas em áreas remotas ou de difícil provimento. A coordenadora enfatizou que o curso requer a realização de intervenções nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde os profissionais estão alocados, com a ideia de envolver as equipes e de incorporar as intervenções à rotina do serviço. Essas intervenções são fundamentais para melhor qualificar a atenção à saúde. Finalizou agradecendo Lis Marinho, representante da UFPel no PI e professora titular da UFPI, pela sua forte atuação em todo o estado auxiliando os profissionais do Programa Mais Médicos a viabilizar a realização Curso de Especialização. Anaclaudia apontou também a importância da colaboração entre os diferentes atores e instituições, gestor federal, gestores estaduais e municipais, bem como Universidades, para o sucesso do programa.
Anaclaudia Fassa na mesa de abertura
O Diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, mencionou as dificuldades de implementação do PMMB no estado do Piauí, mas ressaltou a grande contribuição dos profissionais vinculados ao programa para a Atenção Básica piauiense. Terminou convidando os estudantes a apresentarem seus trabalhos realizados para o Curso de Especialização no 5º Congresso de Saúde Pública – que será realizado em Parnaíba, no próximo mês de outubro.
Herlon Guimarães na mesa de abertura
A Coordenadora da Comissão Estadual, Idvani Braga, comentou sobre a carência no atendimento à saúde no Piauí, salientando o quanto as intervenções são importantes para facilitar o planejamento e a gestão das ações de APS. A coordenadora agradeceu a participação dos profissionais no programa referindo que o mesmo deu uma “sacudida” na Atenção Básica.
A Gerente da Atenção Básica do Estado, Dília Sávia de Souza Falcão, agradeceu aos profissionais estrangeiros que estão atuando no estado do Piauí pelo trabalho que vêm realizando, em nome da saúde e da vida dos cidadãos piauienses, enfrentando uma série de dificuldades. Em tom emocionado, pediu para que continuem o grande trabalho que estão realizando e desejou boa sorte nas defesas de seus trabalhos.
Eliana Mendes Mesquita, Apoiadora do MEC no Piauí, agradeceu a parceria entre as instituições envolvidas nesse programa e parabenizou a todos os especializandos que estão defendendo seus Trabalhos de TCC.
João Victor Barboza destacou os trabalhos em equipe que estão sendo realizados nos municípios do estado do Piauí e o impacto dessas ações na saúde pública do estado. Destacou a importância do Curso de Especialização da UFPel para a disseminação da Estratégia em Saúde da Família em todas as equipes municipais de saúde.
O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas Defesas públicas de TCC.
Todas as Defesas de TCC da UFPel são transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso: http://unasus.ufpel.edu.br/
Por Rafael Fonseca de Castro
Foto: Ana Paulo Caruso