Deu início hoje, em Pelotas, a Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Nesta oportunidade, estão sendo apresentados os Trabalho de Conclusão dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Pelotas, serão apresentadas 127 defesas. No total da etapa de Defesas de agosto, incluindo outras 36 que ocorrerão em Rio Branco-AC, 36 em Manaus-AM, 35 em Boa Vista-RR e 41 em Macapá-AP, serão defendidos 275 trabalhos.
No âmbito dos programas de provimento do Ministério da Saúde, a UFPel é responsável pela formação de profissionais da saúde em 7 estados do Brasil. Desde a primeira turma, além de Pelotas, 3 Sessões de defesas já foram realizadas em Teresina-PI, 3 em Natal-RN e 2 em Manaus-AM. Em agosto, a equipe do Departamento de Medicina Social da UFPel estará dando suporte pela primeira vez, e transmitindo ao vivo, via internet, às Sessões de Defesas nos estados do Acre, Roraima e Amapá.
O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das UBS, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas defesas públicas de TCC. Somando as defesas de agosto, a Especialização da UFPel já terá certificado 1564 profissionais da saúde em Saúde da Família.
Na abertura das Defesas de Pelotas, Anaclaudia Gastal Fassa, Coordenadora do Curso, agradeceu aos médicos estrangeiros pelo trabalho que vêm realizando em nosso país e salientou a importância Curso de Especialização no âmbito do Programa Mais Médicos.
A Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa, deu boas-vindas aos profissionais que estarão defendendo em Pelotas e fez questão de tranquilizá-los quanto a este momento, que encerra um período de atividades acadêmicas que estiveram diretamente ligadas ao serviço que realizam nas Unidades de Saúde onde estão alocados.
Prof.ª Elizabeth Fassa (esq.) e Anaclaudia Fassa
Todas as Defesas de TCC da UFPel são transmitidas ao vivo, via internet. As Defesas de Pelotas estarão ocorrendo dias 20 e 21 de agosto, simultaneamente, em cinco salas, manhã e tarde. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso: http://unasus.ufpel.edu.br/ e no Facebook do Curso.