Ocorreu, hoje, dia 25/08/2015, na cidade de Rio Branco-AC, a abertura da Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Nesta oportunidade, estão sendo apresentados os TCC dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no estado do Acre. Os trabalhos tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Rio Branco, serão 36 defesas. Na etapa de defesas do mês de agosto, incluindo as apresentações que já ocorreram Pelotas e as que ocorrerão em Manaus, Boa Vista e Macapá, serão 275 TCC defendidos.
O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas Defesas públicas de TCC.
Na solenidade de abertura das defesas de Rio Branco, compuseram a mesa a Coordenadora do Curso, Anaclaudia Gastal Fassa, a Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa, Marcia Andrea Abreu de Moraes, da Comissão Coordenadora Estadual (CCE-Acre) e Leila Lopes, representante do Ministério da Saúde no estado.
Anaclaudia ressaltou a imensa satisfação da equipe da UFPel em estar no Acre para a realização das defesas dos profissionais que estão alocados neste estado. Mencionou que, só em 2015, o Curso de Especialização da UFPel terá certificado mais de 900 profissionais do Programa Mais Médicos. Anaclaudia destacou a proposta pedagógica do Curso, que parte de uma perspectiva fortemente baseada na realidade do serviço onde os estudantes estão atuando profissionalmente. A coordenadora do Curso sublinhou, ainda, a importância da presença dos profissionais estrangeiros no Brasil, trabalhando na assistência a populações carentes/desprovidas de serviços de saúde: “temos muito a agradecer a presença dos médicos estrangeiros”, finalizou.
Marcia Andrea Abreu de Moraes deu as boas vindas à equipe da UFPel em Rio Branco e ressaltou a grande vitória que representa esse momento, superando uma série de dificuldades, principalmente no que se refere ao acesso à internet: “não foi nada fácil chegar até aqui, foram muitas noites sem dormir, muitas as dificuldades encontradas para que eles estivessem aqui concluindo esses trabalhos!”. Márcia ressaltou a importância do Programa Mais Médicos para a assistência às populações mais carentes do país, como, por exemplo, as populações indígenas que, há muito tempo, não sabiam o que era serem atendidos por profissionais médicos! Finalizou dando parabéns a todos que concluem, aqui, seus trabalhos, e dizendo que todos já são considerados membros de uma grande família que se formou por intermédio do Programa.
Leila Lopes começou falando das expectativas em receber a equipe da UFPel no estado do Acre e do trabalho de mediação, junto aos gestores locais, que vem sendo realizado pelo Ministério da Saúde e pela OPAS, visando ao apoio ao trabalho dos profissionais do PMMB atuantes no estado do Acre. Para dimensionar a relevância do PMMB no Acre, citou que, das 59 esquipes de ESF de Rio Branco, por exemplo, 56 são compostas por médicos vinculados ao programa. Sobre a importância do Curso, foi elogiosa e enfática: “o curso possibilitou um choque entre a realidade e o que precisa ser…”.
Elizabeth Fassa, Coordenadora Pedagógica do Curso, citou as dimensões e diferenças culturais brasileiras e da proposta de integração sobre a qual o Curso de Especialização da UFPel se baseia. Elizabeth ressaltou a proposta de intervenção, destacando sua importância para a sequência do trabalho que é realizado nas UBS onde os profissionais, estudantes do Curso, atuam: “mesmo que o profissional não trabalhe mais na UBS, é possível que os demais membros da equipe sigam realizando as ações planejadas e em curso de implementação”. Concluiu sublinhando os grandes aprendizados propiciados por esse momento tão importante para o Curso – as Defesas de TCC –, para a região e para o Programa Mais Médicos.
No encerramento da mesa de abertura, Márcia e Leila fizeram questão de convidar a equipe da UFPel para regressarem ao Acre e Anaclaudia garantiu que a UFPel voltará a Rio Branco muito em breve!
Todas as Defesas de TCC da UFPel são transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso e no Facebook.
Por Rafael Fonseca de Castro
Fotos: Ana Paula Caruso e Rafael Fonseca de Castro