Teve início no dia de hoje (22/09/2015), na cidade de Teresina, a Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Estão sendo apresentados os TCC dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no estado do Piauí. Os trabalhos tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Teresina, ao longo dos dias 22 e 23 de setembro, serão 87 defesas. Na etapa de defesas do mês de setembro, incluindo as apresentações que ainda ocorrerão em Natal e em Pelotas, serão 335 TCC defendidos.
O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das UBS, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas defesas públicas de TCC.
Na solenidade de abertura das defesas de Teresina, compuseram a mesa a Coordenadora do Curso, Anaclaudia Gastal Fassa, a Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa, Bernardo Eustaquio, representando a OPAS no Piauí, João Vitor Silva Barbosa, representante do PMMB no estado do Piauí, e José Antônio Carvalho, representando a Atenção Básica da Secretaria do Estado do Piauí e responsável pelo NASF no estado.
Anaclaudia ressaltou a satisfação da equipe da UFPel em estar mais uma vez em Teresina (essa é a quarta vez) para a realização das defesas dos profissionais que estão alocados no estado do Piauí. Ela mencionou a forte relação do Curso de Especialização da UFPel com o serviço – destacando a proposta pedagógica do Curso, fortemente baseada na realidade das UBS onde os estudantes estão atuando profissionalmente. A coordenadora do Curso sublinhou, ainda, a importância da presença dos profissionais estrangeiros no Brasil, trabalhando na assistência a populações carentes/desprovidas de serviços de saúde: “hoje, podemos dizer que temos médicos atuando em todos os municípios do país”.
Da esq. para a dir.: João Antônio, João Vitor, Anaclaudia, Bernardo e Elizabeth
João Vitor destacou o quanto as intervenções dos estudantes do curso da UFPel têm impactado na ABS nos municípios atendidos pelo PMMB. Ele mencionou as trocas de experiências que vem sendo implementadas por gestores municipais e supervisores do PMMB junto aos estudantes do Curso, procurando disseminar as boas práticas em termos de aumento de cobertura e melhora da atenção.
João Vitor (representante do Programa Mais Médicos no Piauí)
José Antônio Carvalho, representando a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, referiu que o PMMB tem sido de vital importância para a atenção à saúde dos usuários do SUS e destacou o quanto às intervenções do Curso da UFPel têm chamado a atenção no estado.
Bernardo Estaquio destacou a importância do Curso de Especialização da UFPel para a melhora do atendimento na Atenção Básica pelos municípios do estado do Piauí e reiterou a parceria que a OPAS e a UFPel têm conseguido estabelecer no estado. Bernardo finalizou o quanto o Curso contribui para o trabalho dos médicos estrangeiros que chegam para atuar no Brasil.
Elizabeth Fassa reforçou o que João Vitor mencionou sobre a expansão dos trabalhos que foram, estão e serão defendidos pelos profissionais que fazem a Especialização em Saúde da Família da UFPel por outras UBS, outras equipe de saúde, outros municípios. Elizabeth citou que a disseminação de ideias deve ser o carro chefe nesse processo de expansão do que o Curso propõe, pensando sempre em formas de multiplicar as boas práticas levadas a cabo pelos estudantes do Curso. Finalizou dando parabéns a todos os profissionais concluintes e desejando boa sorte a todos nesses dias de Defesas.
Anaclaudia encerrou a mesa de abertura agradecendo ao apoio que a UFPel tem recebido no estado do Piauí, especialmente à Prof. Lis Cardoso Marinho e a João Vitor.
Todas as Defesas de TCC da UFPel são transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso: http://unasus.ufpel.edu.br/ e no Facebook.
Por Rafael Fonseca de Castro
Fotos: Ana Paula Caruso