Ocorre, hoje (22/11/2015), na cidade de Natal-RN, a Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).
Nesta oportunidade, os profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), que atuam no estado do Rio Grande do Norte (RN), estarão defendendo seus trabalhos. Seus TCC se referem a intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. Em Natal, durante todo o dia de hoje, serão 32 defesas. No próximo dia 26/11, Em Pelotas, será realizada cerimônia em comemoração às mais de 2 mil defesas realizadas pelo Curso.
O Curso de Especialização da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das UBS, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas à ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço está sendo apresentado nas defesas públicas de TCC.
Na solenidade de abertura das defesas de Natal, compuseram a mesa a Coordenadora do Curso, Anaclaudia Gastal Fassa, a Coordenadora Pedagógica, Maria Elizabeth Fassa, Antônia Carolina Rebouças, representando o Ministério da Saúde (MS), Cláudia o Melo, da Comissão Coordenadora Estadual (CCE) e da Secretaria de Saúde do RN, José Adailton Silva, representando o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e a Drª Maria Elena Rondon, representando a OPAS.